Cefalexina faz mal?

Cefalexina faz mal?

Certamente, em algum momento da sua vida você já ouviu falar da cefalexina, um antibiótico de amplo espectro que é usado no tratamento de algumas infecções, tais como sinusite, otite ou infecção urinária, por exemplo. Para comprar a cefalexina é preciso ter uma prescrição médica e o nome vendido nas farmácias convencionais é de Keflex, Cefacimed, Ceflexin ou Cefaxon, que vem no formato de cápsulas ou de xarope para beber.

O tratamento de infecções, quando bacterianas, além das infecções respiratórias, causadas por S. pyogenes e ou  S. pneumoniae, pode ser feita com a cefalexina, pois ela é indicada no tratamento, profilaxia, de estreptococos da nasofaringe.

A cefalexina não é boa no combate a vírus e sim e apenas contra bactérias. E, em casos de meningites, ela não deve ser administrada.

cefalexina-guia-de-consulta-rapida

Como usar Cefalexina

De acordo com o tipo de tratamento, o paciente utiliza o remédio de uma forma diferente, conforme abaixo:

  • Para Faringite, infecções da pele e cistite, utiliza-se 500 mg ou 1 grama, de acordo com indicação do médico, a cada 12 horas;
  • Já as infecções respiratórias pede 500 mg a cada 6 horas.

Cefalexina faz mal?

Há um grande mito em relação à cefalexina e a gravidez, no entanto não há riscos para a mães e o feto, pois o medicamento pode ser usado durante a gravidez, contanto que tenha orientação médica. Esse fato é demonstrado e atestado porque foram realizados testes em cobaias animais e não foram achadas alterações significativas nelas ou nos fetos.

Com avaliação do médico, a gestante pode fazer uso do medicamento e ficar em observação para avaliar o risco e o benefício, sabendo que o uso de cefalexina 500mg de 6 em 6 horas não tem chances de fazer mal à mulher nem prejudicar o bebê.

Já para uso da cefalexina ao mesmo tempo em que a mão está amamentando precisa ser feita com alguma cautela, já que o medicamento, mesmo sendo absorvido de forma rápida no trato gastro intestinal, é excretado no leite materno, dentre 4 a 8 horas após a sua ingestão.

bula-da-cefalexina

Cefalexina reações

O medicamento pode causar alguns efeitos adversos como náuseas, vômitos e diarréia, principalmente se tomado em doses elevadas.

No fígado, podem ocorrer alterações das enzimas hepáticas e icterícia colestática, mesmo que raras. Em alguns casos, ainda, pode provocar reações de hipersensibilidade caracterizadas geralmente por erupções cutâneas,urticária, prurido, artralgias e também, embora com raridade, reações anafilácticas.

Recomendados para você:

Comments are closed.